Em 18 de outubro de 2019, tomaram posse os novos ocupantes das cadeiras, dos Patronos Fundadores da ABNc, pelos Membros Titulares Vitalicios.
Os critérios utilizados para preenchimento das vagas das cadeiras dos Patronos da ABNc, foram:
Cadeira I – Prof. Dr. Flávio Belmino Barbosa Evangelista.
Cadeira II - Prof. Dr. Ricardo Ramina.
Cadeira III - Prof. Dr. José Marcus Rotta.
Cadeira IV - Prof. Dr. Edson Mendes Nunes.
Cadeira V – Prof. Dr. Luiz Roberto Aguiar.
Cadeira VI – Prof. Dr. Carlos Tadeu Parisi de Oliveira.
Cadeira VII - Prof. Dr. Hildo Rocha Cirne de Azevedo Filho
Cadeira VIII – Prof. Dr. Osvaldo Vilela Garcia Filho .
Cadeira IX - Prof. Dr. Hélio Ferreira Lopes.
Cadeira X – Prof. Dr. José Arnaldo Motta de Arruda
Cadeira XI – Prof. Dr. Marcos Soares Tatagiba
Cadeira XII - Prof. Dr. Marcos Masini
Cadeira XIII - Prof. Dr. Roberto Alexandre Dezena
Cadeira XIV – Prof. Dr. Paulo Henrique Pires de Aguiar
Cadeira XV – Prof. Dr. Durval Peixoto de Deus
Cadeira XVI – Prof. Dr. Ápio Claudio Martins Antunes
Cadeira XVII – Prof. Dr. Albedy Moreira Bastos
Galeria de fotos da posse dos patronos no jantar de comemoração dos 45 Anos da ABNc
A Academia Brasileira de Neurocirurgia foi fundada em 18 de outubro de 1974, na sede da Associação Médica de Minas Gerais, na Avenida João Pinheiro nº 161, Belo Horizonte, sendo esta a 1º Sede da Secretaria Permanente da ABNc.
A ABNc surgiu com um propósito de seguir os preceitos da Academia Brasileira de Letras, onde um grupo seleto de pessoas ligadas a determinada atividade se reunia para discutir e elaborar planos a respeito de assuntos que poderia ser desenvolvido naquela especialidade. Reuniram-se os fundadores em número de 13 (treze), que visava acolher em seus quadros os profissionais mais experientes e mais vividos e debater temas científicos e culturais.
Fundadores:
I - José Ribe Portugal - Falecido - RJ
II - Elyseu Paglioli – Falecido - PA
III - Aloisio de Matos Pimenta - Falecido - SP
IV - Pedro Monteiro Sampaio- Falecido - RJ
V - Ranato de Muggiati - Falecido - PR
VI - Francisco Cota Pacheco Jr.- Falecido - SP
VII - Manoel Caetano Escobar de Barros - Falecido- PE
VIII - Renato Tavares Barbosa - Falecido - PE
IX - Feliciano Pinto – Falecido - RJ
X - José Zaclis – Falecido - SP
XI - Paulo Mangabeira Albernaz Filho - Falecido – SP
XII - José Gilberto de Souza - Falecido - MG
XIII - Francisco Mauro Guerra Terra Emérito – MG
Sendo o 1º presidente da ABNc o Dr. José Ribe Portugal, Vice Presidente Dr. Renato Tavares Barbosa, Secretário Geral Dr. Pedro Monteiro Sampaio, 1º Secretário Dr. José Gilberto de Souza e Tesoureiro Dr. Feliciano Pinto, tendo como Patrono o Professor A. Austregésilo.
A Academia crescia tanto no seu aspecto científico quanto econômico e no ano de 1987 foi admitida como membro da WFNS, por unanimidade de votos.
Na reunião Conjunta do Conselho Deliberativo e da Comissão de Seleção realizada em Curitiba em 28 de novembro de 1987, o Dr. Feliciano Pinto discursa sobre a necessidade de uma sede própria e permanente, com um pensamento empresarial que se deveria dar a ABNc, aonde seus membros podiam se dirigir e reunir, com facilidade para todos. Esta sede deveria ser num ponto comercial do Rio de Janeiro, com uma estrutura mais profissional. Não só burocrática, mas que deveria vislumbrar os problemas científicos de interesse geral e uma Biblioteca, com coleções completas que precisavam ser organizadas. Defendendo assim, a profissionalização da ABNc, para benefício de sua própria evolução e engrandecimento, pois a ABNc já constava com um número substancial de membros Titulares e Aspirantes.
Na reunião Conjunta do Conselho Deliberativo e da Comissão de Seleção realizada em 18 de junho de 1988 no Rio de Janeiro, Dr. Feliciano Pinto comunicou aos presentes que a Sede da ABNc funcionava em instalações cedidas pelo Hospital Adventista Silvestre e que brevemente a Secretaria iria mudar-se para outras instalações, no corpo do Hospital. A sede foi oferecida gratuitamente, sem ônus de qualquer espécie para a ABNc, a Secretaria permanente dispunha ainda de grandes facilidades como serviços de correios, gráfica, xerox, computador, água, luz, telefone, etc.
Foi publicado o 1º número da Revista da ABNc "Jornal Brasileiro de Neurocirurgia" sendo o Dr. Ápio Antunes, Diretor Responsável da Revista, que foi distribuída para os membros quites com a ABNc, durante o 3º Congresso em novembro de 1989 em Foz do Iguaçu.
Em agosto de 1985 foi inaugurado na Avenida das Américas, 11889 sala 211 Barra da Tijuca a nova sede da ABNc.
Em 14 de junho de 2003 foi inaugurada a Sede Própria da ABNc, na Rua da Quitanda, 159 – 10º andar - Rio de Janeiro, onde se encontra até hoje.
Ao longo dos anos a Academia promove os avanços da neurocirurgia em reuniões dos Capítulos em praticamente todas as regiões do País, abordando temas específicos da atividade do neurocirurgião e Intercâmbios na Alemanha, Japão e EUA.
Em 2015 a ABNc recebeu o prêmio Quality chancelado pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração, pela posição de "vanguarda Neurocirúrgica no Brasil", como resultado de permanente trabalho em prol de seu principal objetivo, promover o bem estar público e contribuir para a educação e cultura do Neurocirurgião, tal como reza explicitamente o objetivo destacado em sua fundação no ano de 1974.